Muitos blogueiros que estão iniciando no mundo blogger, não conhecem as ferramentas e a influência que exerce sobre o seu blog. É importante você ler bastantes artigos, e procurar conhecer sobre o mundo blogger antes de deixar seu blog online na rede.

E pensando nisso quero compartilhar algumas dicas que é de grande importância para todo blogueiro que esta iniciando, e para aqueles que estão buscando melhorar a visibilidade do seu blog.

Use um Template Responsivo


O uso de templates responsivos é uma das práticas seo que influenciam na posição do seu blog nos buscadores. Além de que é mais cômodo para seus leitores acessarem seu blog no mesmo formato do pc, no tablet ou celular. Quando você instalar um template no seu blog, opte pelos modelos responsivos.

Nome do Blog e Domínio Personalizado

A importância de usar um nome criativo e autêntico no blog é muito melhor do que simplesmente copiar. Apesar de ter alguns blogueiros que copiam o nome de um blog famoso apenas para conseguir acessos, devido ao nome ser conhecido dos internautas. A dica é você criar um nome fácil de lembrar e que seja original.

Depois de escolher um nome, o registro de um domínio personalizado é o segundo passo. E se você pensa que não influência, eu digo que sim, tem muita influência, pois se você deixa para registrar o domínio depois que seu blog tem um certo numero de vistas, a chance de cair o numero de visitantes é muito maior.

Entenda, que deixar para fazer esse tipo de alteração apenas quando seu blog for conhecido, fará com que seus artigos caiam de posição nos buscadores e com isso o numero de acessos diminuirá. Por isso, é indicado registrar um domínio antes de colocar seu blog no ar.

Outro ponto importante é que blog com extensão "blogspot.com.br" não é considerável profissional ou de qualidade. Por mais que seu conteúdo seja rico em informações e tenha muita qualidade, os usuários tendem a buscar conteúdo em páginas com extensão: .com, .com.br e etc.

Leia:

Tipos de Nicho para Blog

Depois de escolher um nome, com certeza você já tem em mente o assunto que será abordado no seu blog. E é muito importante que você domine este assunto, pois criar um blog apenas com intuito de ganhar dinheiro falando de um assunto que você não conhece, fará com que você trabalhe dobrado.

Não escolha um nicho apenas por que é rentável, por que é assim que alguns blogueiros ensinam. Fale sobre o tema que você tem conhecimento, e por mais que o público alvo seja pequeno, você terá um bom retorno. Apenas faça com qualidade e tenha foco. Pois apesar de haver diferenças na quantidade de leitores, todo nicho é rentável.

Porém, se você quer ganhar dinheiro com um assunto que é muito procurado na internet, você tem algumas opções como: Ganhar dinheiro, Tudo sobre Make, Como perder peso, entre outros.

Monetizando meu Blog

 Essa é a parte mais interessante e é onde muitos blogueiros iniciantes erram. Para monetizar um blog, você precisa ter uma quantidade de artigos razoavelmente boa ou pelo menos 6 meses de blog (no caso de usar o google adsense). Existe muitos programas de afiliados e muitas formas de ganhos.



O melhor programa de afiliados para se cadastrar sem dúvida é o Google Adsense, e para usá-lo no seu blog é preciso que o mesmo esteja de acordo com as políticas do Adsense, e é claro ter bastante artigo ou como disse acima 6 meses de blog ativo.

Caso seu blog não seja aceito ou seja um blog de conteúdo adulto ou de compartilhamento de arquivos, há muitos outros programas de afiliados que podem ser usados para obter ganhos com publicidade no seu blog. Basta escolher o formato que se adequa melhor ao seu blog.

Leia também:  

Posição de Anúncios no Blog

Se você pensa que a quantidade de anúncios no seu blog e a forma como é posicionado no layout não é importante, então você precisa ler este pequeno resumo. Vou direto ao ponto.
Não polua seu blog com anúncios, e coloque no máximo três tipos de publicidade na página inicial do seu blog, e até dois blocos de publicidade nos seus artigos.

Alguns blogueiros iniciantes enchem o blog de todos os tipos possíveis de publicidade, e isso afasta leitores, faz a página carregar mais lentamente. Então evite anúncios no qual abre abas flutuantes, nos cantos e no meio da tela, e dê preferência a banners fixo.

Ferramentas de Indexação

Uma boa parte do seu blog já está configurado, mais outro passo importante é a indexação de seu blog nos buscadores. Você pode enviar um sitemap.xml do seu blog contendo todos os links dos artigos do seu blog, através do Google Ferramentas para Webmasters. E outra ferramenta importante é o Robot.txt que você pode configurar no seu blog.

Leia também:

Artigos e sua Importância

 Ao escrever um artigo, você precisa passar uma informação realmente relevante para seus leitores. O uso de palavras chaves, tags h1,h2,h3,h4, criar um título atrativo para que os visitantes de seu blog tenha curiosidade de abrir o artigo.

No menu ao lado direito da tela, você pode personalizar o link, e colocar a introdução do seu artigo na descrição da pesquisa.

Assim quando for feito a pesquisa nos buscadores relacionando ao tema que seu blog aborda, nos resultados aparecerá o link que você personalizou, e a descrição que você escolheu. E faça isso antes de publicar, pois depois de publicado, você não poderá alterar o link do seu artigo.

Leia também:

Conclusão 

Com este artigo, quero frisar apenas alguns detalhes que você precisar prestar atenção, se você quer que seu blog tenha uma certa notoriedade na web. Cada tema eu deixei muito resumido, porém você pode acessar os artigos referentes a cada tema que deixei disponível em todo este artigo.

Busque sempre melhorar seu blog, conteúdo, e não desista. Tenha Foco!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem