A equipe do Blogger fez modificações na visualização do código fonte dos templates, melhorando o editor HTML, e dando o maior controle, para fazermos alterações. Muitas coisas são novas, e melhoram e facilita na hora de fazer alterações nas estruturas do código, que inclui a separação por cores, assim fica mais fácil de encontrar trechos importantes. E para quem não é familiarizado com códigos e programação, ficou ainda mais simples melhorar o layout do blog.

Mudanças e novidades do novo Editor HTML


Basicamente trata-se de uma melhoria visual e na organização do código fonte dos templates. 
Ficou mais fácil fazer modificações no html, mexer no gadgets/widgets, encontrar linhas de códigos e identificar os tipos de código que compões o layout.

Clicando em modelo e depois em Editar HTML, percebe-se a integração ao painel de controle do blogger está mais simplificado.



O menu “Layout” ainda continua funcionando normalmente e, para quem não quer mexer com códigos, poderá continuar usando a estrutura visual do Blogger. Mas nem sempre o que queremos modificar pode ser feito só por tirar e colocar Gadgets/Widgets (Elementos de Página). De vez em quando algumas mudanças precisam ser diretamente no código, seja inserindo, modificando ou excluindo trechos de HTML e CSS, entre outros tipos de códigos.

Todas as funções ficaram em botões bem destacados e grandes no topo da área de códigos, onde tudo está mais visível e fácil de identificar.

Voltar = retorna para o menu “Modelo”, fechando a tela de edição do código fonte.
Salvar modelo = ele tem uma cor destacada dos demais e é o mais importante. Mas ele não precisa ser usado sempre que fizer alguma modificação. Você verá abaixo que é possível ver mudanças no layout antes de salvar e não correr o risco de estragar seu blog. Portanto, o botão “Salvar modelo” é o último recurso a ser usado quando mexer em algo no código fonte.
Ir para um widget = abre a lista de elementos de página, os Gadgets que estão em seu layout. Com isso é mais fácil escolher o gadget e ir direto para a parte onde está o código daquele elemento, sem precisar procurar linha por linha.




Editar Modelo = é o botão que exibe o código fonte. Com ele marcado você sempre verá o código fonte. É nele que temos a opção de expandir todos os trechos de código ou esconder outros. Antes existia uma marcação, mas agora está mais evidente em cada parte. Note a imagem de exemplo que segue:



Perceba que da linha 51 há um salto para a linha 564. Esse salto, marcado pela seta indica que há códigos escondidos bem nesse ponto.Se clicar na seta esse trecho será expandido e você poderá ler todas as linhas que estavam ocultas, inclusive modificá-las uma por uma.

Visualizar modelo = a cada nova edição e modificação é possível visualizar o layout do seu blog antes de aplicar a mudança. Significa que você pode ver como está ficando e se vai funcionar sem precisar salvar e correr o risco de estragar o template.

Formatar modelo = com esta opção marcada é que são feitas as buscas por linhas e trechos de códigos. Usando os atalhos “Ctrl+F”, é aberta um pequeno formulário onde você pode digitar ou colar o trecho que quer encontrar no código.



Reverter alterações = volta para o momento em que o seu código estava, caso você não se lembre quais partes excluir para voltar ao normal se algo der errado. Por isso mesmo que é importante visualizar as mudanças antes de salvar, pois agora é possível voltar sem colocar seu blog em risco.
Reverter modelos de widgets para o padrão = se a mudança for feita em algum elemento de página, em algum gadget do seu template, então pode clicar nesse botão para que  Blogger restaure para o padrão.

Uma duvida que pode ter surgido é a nomenclatura de widget para os elementos de página dentro do código. Basicamente dá na mesma chamar de Gadgets ou Widgets.

Eu vejo que essas mudanças, melhoraram a forma como podemos editar a template de nosso blog. É mais fácil e prático, apesar de algumas limitações de recursos.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem